sábado, 15 de outubro de 2011

Ao Mestre, meu tributo e carinho

Copiando do Facebook...
Hoje, sábado, 15 de novembro de 2011

*

"Parabéns ao seu dia, particular e tão especialmente seu, em nome dos raros, e sempre míngües e raros, diletos professores que como você ofertou-nos um bem generoso ao futuro dos homens e ao nosso destino comum. Não me sinto a vontade para celebrar no infinitivo, no gerúndio, no indefinido, para louvar por uma data que, no abstrato, impedindo-me de enxergar os passos de cada feito, imponha-me a cumplicidade das tormentas educacionais entre pessoas, instituições e seus momentos históricos. Entretanto, que nenhum prejuízo na aprendizagem, cometido a qualquer tempo, em qualquer lugar, sob qualquer pretexto, seja maior que o agradecimento e o amor dirigido àqueles poucos homens que, tais como você, puderam desalojar e maturar, em almas infinitamente vulneráveis e frágeis, a capacidade de tornarem-se grandes, sedentas, floridas. Longa vida ao nosso príncipe, longa vida ao mestre de uma geração de novos mestres, longa vida ao seu compromisso e seu amor pelo saber, longa vida à Universidade que encontramos em suas mãos. Longa vida, assim desejo e espero, para que seu coração suporte o delírio desse mundo. Longa vida aos teus olhos de mistério, que sabem amar às nuvens do desconhecido. Vida, muita vida de proteção e magia, ao Professor Francisco Cavalcante Junior que atravessou nossos desertos, e alí fez surgir jardins: aos seus pés, nossas flores e reverências, nós, os Terapóns da Psiké, aqueles que aprenderam sobre a Jornada de Éros. Longa vida ao homem que nos foi o professor, o supervisor de clínica, o formador, o coordenador de pesquisa, o orientador de iniciação científica, de monografia, de mestrado, de doutorado, o sábio, o amigo, o amor. EwoÉros!" -- André Feitosa.

*

"Emocionado, agradeço àquele com quem mais aprendi sobre tudo o que faço na minha vida, meu pai: Prof. Francisco Silva Cavalcante. Seus sonhos e ideais também são meus. A minha casa foi uma extensão da Universidade. Os campi da UFC e, posteriormente, da UNIFOR, o quintal da minha casa. Neles brinquei, assisti aulas e aprendi a ser professor com o meu grande Mestre Pai Cavalcante, que aos 15 anos precisou sair do interior para ganhar a vida na cidade grande. Em Fortaleza, começou a lecionar aos 16 anos de idade como forma de sobrevivência e no ano seguinte é convidado pelo Prof. Edilson Brasil Soares, um visionário da educação cearense, a ser professor de Matemática. Ele ministrou aulas até o seu último dia de vida aos 74 anos. O Prof. Cavalcante nunca se formou em Matemática, não fez mestrado ou doutorado e foi o responsável por trazer e formar os professores da Matemática Moderna que temos no Ceará. A este sábio e pessoa com a maior humildade que já conheci na minha vida, dedico a linda homenagem que me oferta André Feitosa de Sousa, esperando que o meu coração seja mais forte do que o dele e que os colegas da UFC não façam comigo o que fizeram com o coração dele. Estou na UFC para esperançar a trans-form-ação (ação para além das formas e das fôrmas). Que possamos, juntos, aprender o verdadeiro sentido de Amar." -- Cavalcante Jr.

Nenhum comentário:

Postar um comentário