domingo, 16 de janeiro de 2011

NOSSO SEMESTRE COMEÇOU.

* * *

Atividades Gratuitas no Teatro José de Alencar (Fortaleza).

Quatro espetáculos que serão encenados
pela Cia. Teatro Oficina de Zé Celso (RJ) no Theatro José de Alencar:

-- segunda, 24/Janeiro, 20h:
Taniko (duração prevista:1h45min) Livre para todas as idades

-- terça, 25/Janeiro, 19h:
Cacilda!! (dp: 6h c/ 02 intervalos) 16 anos

-- quarta, 26/Janeiro, 19h:
Bacantes (dp: 6h c/ 02 intervalos) 16 anos

-- quinta, 27/Janeiro, 19h:
O Banquete (dp: 4h c/ 01 intervalo) 16 anos

Dionísicas no TJA/Cia. Teatro Oficina - Grátis/Acesso por ordem de chegada:
- troque brinquedos/Taniko,
- flores/Cacilda! e
- frutas/Bacantes+O Banquete por 01 ingresso na bilheteria do TJA 1h antes do início de cada sessão. Doações na quantidade que vc preferir. Como frutas, leve de preferência aquelas que possam ser servidas inteiras (uva, siriguela, cajá, maçã, pitomba, caju, goiaba, pêra, banana, tangerina etc.)


Programa

* * segunda-feira, 24 de janeiro de 2011, 20h

TANIKO

Um NÔ BOSSA NOVA TRANS ZEN IKO antropofagiando o Antigo Teatro Budista Japonês: o NÔ comido pela YOGA REQUEBRADA DA BOSSA NOVA DE SÃO JOÃO GILBERTO, iniciando a viagem das DIONIZÍACAS docemente, com esta peça para crianças de todas as idades.


* * terça, 25, 19h

ESTRELA BRAZYLEIRA A VAGAR – CACILDA!!

2ª peça da TETRALOGIA CACILDA!, CACILDA!!, CACILDA!!! (TBC), CACILDA!!!! (TCB). Esta segunda peça das DIONIZÍACAS revive Cacilda Becker dos 20 aos 28 anos, iniciando sua carreira de Atriz Matriz do Teatro Brasileiro Contemporâneo, no Rio de Janeiro, ainda Capital do Brasil, nos férteis anos 40.

Nestes tempos em plena 2ª Guerra mundial formou-se a geração da Cultura que iria construir o BRASIL poderoso dos dias de hoje: Oscar Niemeyer, Villa Lobos, Cacilda Becker, Sérgio Cardoso, Grande Othelo, Darcy Ribeiro, Oswald e Mário de Andrade, Maria della Costa, Jardel Filho, Portinari, Bidu Sayão, Jorge Amado, Dorival Caymmi, e muitos outros criadores. Surgiram instituições como a RÁDIO NACIONAL, puxada por Emilinha Borba e Marlene, quando deu-se a MODERNIZAÇÃO DO TEATRO BRASILEIRO ainda em 1943 com Nelson Rodrigues encenado por Ziembinski em sua peça, “O VESTIDO DE NOIVA”, e Oswald de Andrade lançando seu “MANIFESTO DE TEATRO DE ESTÁDIO”.

Época em que se viveu a ALEGRIA DO FIM DA GUERRA, a instauração da DEMOCRACIA no BRASIL e o surgimento da famosa empresa cinematográfica ATLÂNTIDA, onde Cacilda Becker atuou como a 1ª TRÁGICA da empresa no filme com Grande Othelo “LUZ DOS MEUS OLHOS”.


* * quarta, 26, 19h

BACANTES

Origem do Rito Teatral de DIONÍSIOS, o deus do TEATRO, nossa 1ª ÓPERA DE CARNAVAL, em cartaz desde 1996. Nosso maior sucesso popular por replantarmos DIONÍSIOS, trazendo o Óbvio de que o TEATRO É TAMBÉM FILHO DE ZEUS, (porque não dizer aqui no Brasil, de DEUS) e não uma atividade descartável, enclausurada nos caros Palcos Italianos dos Shoppings , guetados por um Público consumidor dos ídolos de Novelas, que perdeu o ELO DA ARTE AO VIVO DO TEATRO COMO SEU PODER MÁGICO SAGRADO.


* * quinta, 27, 19h

O BANQUETE

O Banquete, de PLATÃO E SÓCRATES, numa INVERSÃO EM VERSOS, MÚSICA, COM A SABEDORIA DA INSÂNIA DO “AMOR CORPO-ALMA”, SERVIDA COM VINHO NUMA GRANDE MESA PISTA CERCADA DE COLCHÕES E ALMOFADAS. O Mito do amor sem a sexualidade que os monges da Idade Média transmitiram na tradução traidora do famoso “Symposium” de Platão como “Amor Platônico” somente espiritual, aqui, agora, é desmistificado e revelado como “AMOR ALMA E CARNE.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário