domingo, 19 de setembro de 2010

Contra-Assentamentos

(...) Mas a arte, a ciência, a filosofia exigem mais: traçam planos sobre o caos. Essas três disciplinas não são como as religiões, que invocam dinastias de deuses, ou a epifania de um deus único, para pintar sobre o guarda-sol um firmamento, como as figuras de uma Urdoxa de onde derivam nossas opiniões. A filosofia, a ciência e a arte querem que rasguemos o firmamento e que mergulhemos no caos. Só o venceremos a esse preço. Atravessei três vezes o Aqueronte como vencedor. O filósofo, o cientista, o artista parecem retomar do país dos mortos (...) -- G. Deleuze...

*

(...) Cada uma delas, à sua maneira, é um esforço de luta contra o caos de nossas idéias, um esforço de se conseguir um mínimo de ordem. Cada uma delas é uma reação contra a opinião, que nos promete o impossível: vencer o caos. Só a morte vence o caos, só não há caos quando já não há nada (...) De volta do caos, do mundo dos mortos, o filósofo traz variações conceituais, o cientista traz variáveis funcionais e o artista traz variedades afetivas. Todas as três figuras - a do filósofo, a do cientista e a do artista (...) Lutando com o caos, filosofia, ciência e arte aprendem que, de fato, não é ele o real inimigo: “diríamos que a luta contra o caos implica afinidade com o inimigo, porque uma outra luta se desenvolve e toma mais importância, contra a opinião que, no entanto, pretendia nos proteger do próprio caos”. -- S. Gallo...


http://www.arq.ufsc.br/esteticadaarquitetura/deleuze_e_a_educacao_parte_um.pdf

*

Só não há Kaos quando já não há nada...
Quando já não há Organismo...

Choveu;
Morreu.
Meros Verbos Intransitivos:
que não exigem complemento.

Afectos como Transitividades, Transacionamentos...
Pós-Orgânico como Contra-Atualizante, Contra-Territorializações, Contra-Assentamentos...
Transições que nos arranquem da Organicidade-Plataforma-de-Atualizações.
Transições para o Corpo-Sem-Órgãos, Corpo-Virtual...
Corpo Pedal em vez do Corpo Carrossel.

Foram os Humanistas que nos sugeriram imediata tradução do Non-Actualized Singularities em Actualized-Matter? Ora, ora... a ênfase na Atualização nos fez esquecer (nós, Humanistas), que a Atualização segue o Ideal das Luzes e/ou o Ideal do Eu!? Atualizar a partir do Virtual, Atualizar a partir do Formativo: converter... podemos realizar a trajetória inversa, qual seja: Contra-Atualizar para retomar o fluxo Formativo??? É por isso que o "Tornar-se" de Rogers é Atualizante enquanto o "Tornar-se" de Deleuze é Contra-Atualizante?

*

*

*

*

*

2 comentários:

  1. Pense bem, uma das primeiras formulações (tentativas) de ir do caos(Chaos) à ordem (Zeus) é a mitologia Grega. Suas possibilidades de interpretações infinitas, enquanto caminhos de arquétipos formuláveis, é fascinante.
    Minha tese a esse respeito é de que, tanto a filosofia quanto a arte e a ciência "Estão" se inspirando (não sei) na tentativa(nunca acabada) de fazer o mesmo percurso.

    Elogios ao blog.

    ResponderExcluir
  2. Gracias, querido. Eu concordo: interpretações infinitas... uma trajetória para forjar o Kosmos onde só existe Kaos. Antes, haviam os Deuses para mediar o Impossível. Havia o Templo da Psiké para conduzir os Mortais pelas Jornadas da Imortalidade: apenas, assim, haveria acesso ao Impossível. Agora, restou uma Psiké simplificada. Tenho a impressão que outra Psiké é a contrapartida para outra trajetória-deslocamento pelo Kaos. Abs. André.

    ResponderExcluir