segunda-feira, 4 de abril de 2011

O Corpo do Vento




















http://posdancaangelcompassosrecife.blogspot.com/2011/02/oficina-de-do-ho-e-butoh.html

OFICINA DE DO-HO E BUTOH

Primeiros estudos sobre o corpo no Japão: uma experiência de do-ho e butoh

Toshiyuki Tanaka (Japão) e Christine Greiner (São Paulo)

Tema: corpo de vento
Oficina de Fugaku


Introdução de butoh com do-ho

CURSO - DIA - HORA

• Do-ho – Prático - dias 12 e 13/05 – Horário: 09:00 das 12:00 e das 14:00 as 16:00
• Butoh – Teórico – dias 14 e 15/05. Horário: 09:00 das 12:00 e das 14:00 as 18:30

INVESTIMENTO:

De 20/02 a 31/03
R$ 300,00 a vista com deposito em conta – Solicitar AG. CC.
R$ 320,00 = 2x 160,001ª com deposito em conta (2ª, cheque pré. Para 31/03)
De 01/03 a 10/05
R$ 350,00 a vista com deposito em conta - Solicitar AG. CC.
R$ 380,00 = 2x 190,00 – 1ª a vista com deposito em conta (2ª, cheque pré. Para 10/05)
Investimento para um curso: R$ 200,00

Informação:
Compassos Cia de Danças, 81-4101.1640 -
Daniela Santos: 81-8529.6361
Email:
cia.compassos@gmail.com


TOSHIYUKI TANAKA -DO-HO

RELEASES


Desde antigamente no Japão, quem pretendia trabalhar com a arte, tanto dançarinos, praticantes das artes marciais ou mesmo da cerimônia do chá, quanto músicos, pintores de caligrafia (shô), haikaístas, era fundamental dar a devida atenção ao corpo e toda movimentação: sentar, ficar de pé, andar etc. Do-ho é um novo método de conscientização corporal que visa resgatar os princípios de movimento inerentes à cultura japonesa, tais como, ki, ma, kata, tanden etc, através do naikan (percepção do mundo interno do corpo) e sua relação recíproca com o meio ambiente.

Atualmente o Do-ho é à base da Educação Corporal e também praticado como forma de afinação do corpo de artistas da área de dança, teatro, performance, música, artes plásticas, em busca da origem e do sentido do movimento. No Japão é liderado por Hiroyuki Noguchi – e no Brasil por Toshiyuki Tanaka.

TOSHIYUKI TANAKA - HISTÓRICO

japonês, professor de Educação Corporal e Do-ho, arte per former fugaku e coordenador do Projeto Jardim dos Ventos, que é voltado à educação corporal, à pesquisa de arte e criação em diversas artes e o intercâmbio com profissionais de outras áreas: cultura, medicina, zen budismo, culinária, etc.

CHRISTINE GREINER - RELEASE

Introdução de butoh (butô)Os primórdios do butô, as primeiras improvisações de Tatsumi Hijikata, Kazuo Ohno e Akiko Ohara na Academia Ando, a estréia de Kinjiki, os filmes dos anos 60, a parceria com o escritor Yukio Mishima e o fotógrafo Eikoh Hosoe. O contexto do movimento angura (underground) e as pontes com a literatura francesa de Jean Genet, Rimbaud, Marques de Sade e Lautreaumont. O começo do butô-fu, a pesquisa iconográfica dos pintores ocidentais Picasso, Klimt, Wolz, Goya e outros. O começo da sistematização da técnica, o método metafórico, o treinamento para mudanças de estados corporais. As mudanças a partir da coreografia A Revolta da Carne (1968) e o amadurecimento do sistema em A História da Varíola (1972). A segunda geração do butô, a companhia Dai Rakuda kan, a evasão para Europa e Estados Unidos, a morte de Hijikata, o sucesso internacional de Kazuo Ohno, os processos de tradução do butô fora do Japão.

O butô no Brasil, a chegada de Ohno, a chegada de Takao Kusuno, as diferentes experiências e o estado da arte hoje.

CHRISTINE GREINER - HISTÓRICO

possui graduação em Jornalismo pela R CásperLíbero (1981), mestrado em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1991), doutorado em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1997), pós-doutorado pela Universidade de Tóquio (2003), pós-doutorado pela International Research Center for Japanese Studies (2006) e pós-doutorado pela New York University (2007). Atualmente é assistente-doutor da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Membro de corpo editorial da Cairon, revista de estudios de danza e Membro de corpo editorial da Telondefondo, revista de teoria y critica teatral. Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Teoria da Comunicação. Atuando principalmente nos seguintes temas: arte cultura semiótica.

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