quarta-feira, 16 de março de 2011

Butô

Entre 26/Março e 2/Abril, em Salvador,
no Curso de Butoh-Ma,
com Tadashi Endo (discípulo de Kazuo Ohno)/
Incrível. Fui selecionado!

Projeto de vida:
criar um Butô do Sertão,
um Butô-Sertâniku...
esse é o primeiro passo.



















*

Diretor do “MAMU – Butoh Center” e diretor artístico do “MAMU International Butoh Festival”, em Göttingen – Alemanha, Tadashi Endo reúne, em seu fazer artístico, a sabedoria das tradições da dança e do teatro, Oriental e Ocidental, construindo um trabalho único e extremamente pessoal. Iniciou seus estudos teatrais pelas formas tradicionais do teatro japonês – o Noh e o Kabuki – e posteriormente aprofundou-se no teatro ocidental, realizando estudos, como diretor, no Seminário Max Reinhardt, em Viena.

Depois de ter viajado como artista solo por toda a Europa, apresentando-se junto a famosos músicos de jazz, ele conheceu, em 1989, Kazuo Ohno (criador, juntamente com Tatsumi Hijikata, do Butoh no Japão). A partir de então, os dois desenvolveram uma relação de estreita colaboração que se tornou a base para seu trabalho criativo atual. Seus solos incluem os espetáculos: MA, SYNAPSIS, KARA DA KARA, TASOGARE, ONE-NINE-FOUR SEVEN e atualmente se dedica ao IKIRU, seu novo solo.

Desde 2002 desenvolve uma relação afetiva e criativa com o Brasil, tendo atualmente, como principais parceiros, o LUME Teatro e a Périplo Produções. Dirigiu e coreografou os espetáculos SHI-ZEN, 7 Cuias, SOPRO e VOCÊ, do LUME Teatro, e realizou workshops e apresentações em diversas cidades brasileiras.

Em 2008 e 2009 participou e fez a preparação de dança do filme "Hanami – Cerejeiras em Flor", e coreografou a ópera Admeto, de Georg Friedrich Handel, ambos sob direção da cineasta Dóris Dörrie. A dança de Tadashi Endo expressa a tensão entre ying e yang, masculino e feminino, e o movimento eterno entre ambos. A base de sua dança é o Butoh-Ma – o estar entre. Com um mínimo de movimento, ele alcança o máximo de tensões, sensações e emoções.

Nenhum comentário:

Postar um comentário