sábado, 25 de setembro de 2010

Counter Actualization x Divergent Actualization

“Deleuze calls this ability of topological forms to give rise to many different physical instantiations, a process of “divergent actualization”, taking the idea from French philosopher Henri Bergson who, at the turn of the century, wrote a series of texts where he criticized the inability of the science of his time to think the new, the truly novel”

Manuel deLanda
DELEUZE, DIAGRAMS, AND THE OPEN-ENDED BECOMING
In: Becomings: explorations in time, memory, and futures (by Elizabeth A. Grosz, 1999)

quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Atividades da ACP em Fortaleza

A Disciplina de "Neurociências e Neurologia" do Curso de Psicologia das Faculdades Nordeste (FANOR) CONVIDA V. Sa. para

Ciclo 2010 de Conferências Internacionais

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Sexta-feira, 15 de outubro, 9h às 11h, FANOR (sala a confirmar), Gratuito

(Evento-Horário sujeito a mudança)

-- Senhor Professor Tito Rosa Laneiro
"Auto-Realização e Funcionamento Pleno em A. Maslow"
Docente da Universidade Autónoma de Lisboa Luís Camões, Coordenador da Pós-Graduação de Liderança e Motivação de Equipas

Licenciado em Psicologia Social e das Organizações, Master em Counselling, Doutorando em Psicologia Organizacional. Facilitador de Grupos de Encontro, de Grupos de Teambuilding e de Grupos de Psicodrama. Investigador, Consultor e Formador certificado

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Sexta-feira, 22 de Outubro, 14 às 17h30, FANOR (sala a confirmar), Gratuito

-- Senhora Professora Cláudia Delane de Castro
“Construindo uma Prática Humanista em NeuroPsicologia: Perspectivas Transculturais”
Docente da Universidade Autónoma de Lisboa Luís Camões, Responsável Técnica pelo Mestrado e Laboratório em Psicologia da Linguagem e Logopedia

Brasileira-Portuguesa, Fonoaudióloga (UNIFOR), Psicóloga (UAL-Portugal), Especialista em PsicoMotricidade (Faculdade de Motricidade Humana-Portugal), Doutoranda em NeuroPsicologia Clínica (Universidad de Salamanca-Espanha), Habilitada pelo Ministério da Saúde Português para o exercício profissional em Terapia da Fala, Técnica em Estimulação Precoce da Infância

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Segunda-feira, 25 de Outubro, 14 às 17h30, FANOR (sala a confirmar), Gratuito

-- Senhor Professor Alberto Segrera y Miranda
"Sociedade e Justiça numa Perspectiva Centrada na Pessoa"
Professor Emérito da Universidad Iberoamericana Ciudad de México

Mexicano, nascido em Cuba. Licenciado em Psicologia. Creador de los Foros Internacionales del Enfoque Centrado en la Persona. Fundador y Director de los Archivos Internacionales del Enfoque Centrado en la Persona. Creador y Coordinador de la Red Iberoamericana Centrada en las Personas. Cofundador de los Programas de Posgrado en Desarrollo Humano de la Universidad Iberoamericana Ciudad de México. Exmiembro del Board de la World Association for Client-Centered and Experiential Psychotherapy and Counseling. Miembro de la Comisión Gestora de la Asociación Iberoamericana del Enfoque Centrado en la Persona


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Conferência Gratuita na Livraria Cultura - Fortaleza (Shopping Varanda Mall)
Evento Preparatório ao Fórum Internacional ACP2013 (Fortaleza, Brasil)
Projeto Celebrações 70 anos da Abordagem Centrada na Pessoa (Brasil)

-- Senhor Professor Alberto Segrera, Segunda-feira (25.Out), 20h.
"Desdobramentos Contemporâneos do Pensamento de Carl Rogers: o papel dos Fóruns Internacionais"

Apoio: Curso de Psicologia - FANOR; APHETO - Lab. de Psicopatologia e Psicologia Humanista-Fenomenológica Crítica (UNIFOR); RELUS - Rede Lusófona de Estudos da Felicidade (UFC); Dpto. de Psicologia & Sociologia - Univ. Aut. de Lisboa (Portugal); Livraria Cultura Fortaleza

TODOS OS EVENTOS LISTADOS SÃO GRATUITOS E ABERTOS AO PÚBLICO, SEM INSCRIÇÃO PRÉVIA.

Contato e maiores informações: Prof. A. Feitosa - asousa3@fanor.edu.br

segunda-feira, 20 de setembro de 2010

Orientais e Eslavas


V ENCONTRO DE LETRAS ORIENTAIS E ESLAVAS
"O mundo Oriental e Eslavo: entre a tradição e a modernidade"

19-21/Out, UFRJ

http://orientaiseeslavas.blogspot.com/

Atalho

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O que está escrito pode ser também ouvido - eis o atalho:
http://www.youtube.com/watch?v=RW5AQV26aqM

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(…)

Ironically, Deleuze introduces the crystal-image via a large detour in Bergsonian thought. In his 1908 essay The Memory of the Present and False Recognition, Bergson dealt with the phenomenon of déjà-vu, tying it to a discussion of the development of memory. Asking himself the simple question “When is a memory formed?”, Bergson concluded wonderfully that such an event must “take place” in the present (p.118).

Namely, if the memory is constituted in the past, there must exist a temporal gap that separates the present from the point of memory-formation in the past. In other words, there must be a “memory-less dead zone” between that point and the present (p.118). And, since the memory cannot be constituted in the future, the only viable option is that the memory-formation occurs in the present. The consequences of that conclusion are drastic – there must exist a “memory of the present”, which coexists virtually with each present-perception image. This virtual memory-image constitutes a shadowy counterpart to actual perception, effectively doubling the operation of time:

Since the past is constituted not after the present that it was but at the same time, time has to split itself in two at each moment as present and past… Time has to split at the same time as it sets itself out or unrolls itself: it splits in two dissymmetrical jets, one of which makes all the present pass on, while the other preserves all the past. Time consists of this split, and it is this, it is time, that we see in the crystal (Deleuze, 1989, p.81).

(…)

Deleuze opts for the ‘crystal’ metaphor in order to highlight the complex patterns of multiplication and mirroring in the merger of the actual and the virtual (Bogue, 2003, p.123). But, there are two additional reasons why the ‘crystal’ is preferred to the ‘mirror’. Namely, the crystal can be both reflective and transparent, “possessing various degrees of limpidity or opacity…varying with its surrounding conditions” (p.123). And, additionally, the ‘crystal’ introduces a genetic element to the multiplication – the process of crystallization occurring with the introduction of a “seed crystal” in liquid solutions (p.123). In crystal-formation, the virtual ‘seed’ is actualized in the crystallized liquids. Conclusively, the crystal-image has three main features: the indiscernibility of the virtual and the actual, the coexistence of limpidity and opacity and the presence of the “seed crystal” (p.124).

(…)

According to Aion, it is only the past and the future that exist (or better – subsist) in time; they “divide the present at every instant and subdivide it ad infinitum into past and future, in both directions at once” (p.188). This bidirectionality subverts the linear fixation of the present, and introduces a radical scission of time (the very same scission that we encountered in the constitution of the actual perception-image).

http://thenakedvoid.com/blog/nikola/the-crystals-of-aion-time-and-sense-in-la-jetee-1962

domingo, 19 de setembro de 2010

Contra-Assentamentos

(...) Mas a arte, a ciência, a filosofia exigem mais: traçam planos sobre o caos. Essas três disciplinas não são como as religiões, que invocam dinastias de deuses, ou a epifania de um deus único, para pintar sobre o guarda-sol um firmamento, como as figuras de uma Urdoxa de onde derivam nossas opiniões. A filosofia, a ciência e a arte querem que rasguemos o firmamento e que mergulhemos no caos. Só o venceremos a esse preço. Atravessei três vezes o Aqueronte como vencedor. O filósofo, o cientista, o artista parecem retomar do país dos mortos (...) -- G. Deleuze...

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(...) Cada uma delas, à sua maneira, é um esforço de luta contra o caos de nossas idéias, um esforço de se conseguir um mínimo de ordem. Cada uma delas é uma reação contra a opinião, que nos promete o impossível: vencer o caos. Só a morte vence o caos, só não há caos quando já não há nada (...) De volta do caos, do mundo dos mortos, o filósofo traz variações conceituais, o cientista traz variáveis funcionais e o artista traz variedades afetivas. Todas as três figuras - a do filósofo, a do cientista e a do artista (...) Lutando com o caos, filosofia, ciência e arte aprendem que, de fato, não é ele o real inimigo: “diríamos que a luta contra o caos implica afinidade com o inimigo, porque uma outra luta se desenvolve e toma mais importância, contra a opinião que, no entanto, pretendia nos proteger do próprio caos”. -- S. Gallo...


http://www.arq.ufsc.br/esteticadaarquitetura/deleuze_e_a_educacao_parte_um.pdf

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Só não há Kaos quando já não há nada...
Quando já não há Organismo...

Choveu;
Morreu.
Meros Verbos Intransitivos:
que não exigem complemento.

Afectos como Transitividades, Transacionamentos...
Pós-Orgânico como Contra-Atualizante, Contra-Territorializações, Contra-Assentamentos...
Transições que nos arranquem da Organicidade-Plataforma-de-Atualizações.
Transições para o Corpo-Sem-Órgãos, Corpo-Virtual...
Corpo Pedal em vez do Corpo Carrossel.

Foram os Humanistas que nos sugeriram imediata tradução do Non-Actualized Singularities em Actualized-Matter? Ora, ora... a ênfase na Atualização nos fez esquecer (nós, Humanistas), que a Atualização segue o Ideal das Luzes e/ou o Ideal do Eu!? Atualizar a partir do Virtual, Atualizar a partir do Formativo: converter... podemos realizar a trajetória inversa, qual seja: Contra-Atualizar para retomar o fluxo Formativo??? É por isso que o "Tornar-se" de Rogers é Atualizante enquanto o "Tornar-se" de Deleuze é Contra-Atualizante?

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sábado, 18 de setembro de 2010

Viagem

Em Trânsitos, Viajando...
Estou Viajando nessas quatro próximas semanas.

Nessa terça-feira, chego no além-mar do Velho Continente, na cidade velha - uma das mais velhas... Lisboa.

Abs, do Senhor Doutorando André da Feitosa, Feitosa que é freguesia no Concelho de Ponte de Lima e pertence ao Distrito de Viana do Castelo (Norte de Portugal, de Lisboa para Coimbra, de Coimbra para Porto, de Porto à Braga e de lá para Feitosa). -- Vejam no Google Maps!


"(...) As vidas dos professores raramente são interessantes. Claro, há as viagens, mas os professores pagam suas viagens com palavras, experiências, colóquios, mesas-redondas, falar, sempre falar. Os intelectuais têm uma cultura formidável, eles têm opinião sobre tudo. Eu não sou um intelectual, porque não tenho cultura disponível, nenhuma reserva. O que sei, eu o sei apenas para as necessidades de um trabalho atual, e se volto ao tema vários anos depois, preciso reaprender tudo. É muito agradável não ter opinião nem idéia sobre tal ou qual assunto. Não sofremos de falta de comunicação, mas ao contrário, sofremos com todas as forças que nos obrigam a nos exprimir quando não temos grande coisa a dizer. Viajar é ir dizer alguma coisa em outro lugar, e voltar para dizer alguma coisa aqui. A menos que não se volte, que se permaneça por lá (...)"

G. Deleuze... Conversações. Rio de Janeiro: Ed. 34, 1992, pp. 171-172

domingo, 12 de setembro de 2010

D&G: Inorganic, Post-Organic, Non-Organic




















Deleuze & Guattari

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"(...) what metal and metallurgy bring to light is a life proper to matter, a vital state of matter as such, a material vitalism that doubtless exists everywhere but is ordinarily hidden or covered, rendered unrecognizable, dissociated by the hylomorphic model. Metallurgy is the consciousness or thought of the matter-flow, and metal the correlate of this consciousness (...) Even the waters, the grasses and varieties of wood, the animals are populated by salts or mineral elements. Not everything is metal, but metal is everywhere. Metal is the conductor of all matter (...) And thought is born more from metal than from stone: metallurgy is minor science in person, ´vague´ science or the phenomenology of matter. The prodigious idea of Nonorganic Life - the very same idea Worringer considered the barbarian idea par excellence - was the invention, the intuition of metallurgy. METAL IS NEITHER A THING NOR AN ORGANISM, BUT A BODY WITHOUT ORGANS (...)"

D&G, A thousand plateaus: capitalism and schizophrenia
1980/1987, v. 2
(p. 454 - Treatise on Nomadology)

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"(...) Como diz Cage, é próprio do plano que o plano fracasse (...) Então, o plano, plano de vida, plano de escrita, plano e música, etc., só pode fracassar, pois é impossível ser-lhe fiel; mas os fracassos fazem parte do plano, pois ele cresce e decresce com as dimensões daquilo que ele desenvolve a cada vez (planitude com n dimensões)"

D&G, Mil Platôs - v. 4

sábado, 11 de setembro de 2010

Hands

"... um aperto de mãos pode ser o maior pacto de amizade por uma vida inteira... e nos dois extremos da vida, quando nascemos para o mundo ou quando partimos para sempre, ainda são as mãos que prevalecem... as mãos dos amigos nos conduzem e as mãos dos coveiros nos enterram."

http://www.youtube.com/watch?v=Q4cJWOzkqEY&feature=related

sexta-feira, 10 de setembro de 2010

Infinite
















Eu, que sou sendo, estou no Partido da Imanência.


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"... pensávamos ter chegado ao porto, mas somos jogados de novo em alto mar..."

Deleuze, O Que é um Dispositivo
http://www.scribd.com/doc/7134422/o-Que-e-Um-Dispositivo


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"(...) philosophy does not free itself from the element of representation when it embarks upon the conquest of the infinite. Its intoxication is a false appearance." (p. 260)

THE LOGIC OF SENSE
Gilles Deleuze, Constantin V. Boundas (Org), Mark Lester (Translator)
Columbia University Press, 1990

segunda-feira, 6 de setembro de 2010

domingo, 5 de setembro de 2010

mettalic

“We can imagine our planet, before living creatures appeared on its surface, as populated by metallic particles which catalyzed reactions as they flowed through the Earth, in a sense allowing the planet to “explore” a space of possible chemical combinations, that is, allowing the planet to blindly grope its way around this space, eventually stumbling upon proto-living creatures, which as many scientists now agree, were probably autocatalytic loops of materials, that is, proto-metabolisms.”

Manuel De Landa, The Machynic Phylum