segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

Cartinha

Carta da Profa. Dra. Ângela Siqueira - UFF

http://espacoacademico.wordpress.com/2009/12/15/carta-da-prof%C2%AA-angela-siqueira-uff/

Cap-Cap-Capitalismo

"(...) Esta tendência favorável não é suficiente. Depois de uma breve ´pausa´, no que diz respeito às palavras mais do que os actos, a ofensiva neoliberal ressurgiu com maior intensidade. Em Copenhague, em meados de dezembro de 2009, apesar de uma importante mobilização em torno da questão climática, os governantes nos recordaram, uma vez mais, que não é a rua que governa. Depois de haver organizado o ´assalto do século´ à vista e com conhecimento de todo mundo, sem que, apesar dele, se produzissem revoltas populares que seriam mais legítimas, ficou muito claro que às potênticas financeiras e industriais não lhes ocorrerá deter sua tão prometedora trajetória... Fome, exclusão, pobreza, desigualdades, destruição do planeta, desperdício, transtorno climático, todos esses "escândalos" continuaram propagando-se pelo globo terrestre por falta de vontade política. Em consequência, a humanidade segue avançando pelo caminho da barbárie (...)"


Olivier Bonfond, "Alterglobalização ou barbárie?"
http://fsm10.procempa.com.br/wordpress/?p=1208

terça-feira, 12 de janeiro de 2010

Cartas


“Há dias assisti a Tio Vânia. Assistia e chorava como uma mulherzinha, apesar de estar longe de ser uma pessoa nervosa (...) eu sentia como que se me serrassem com um serrote cego. Seus dentes passam direto pelo coração, e este se comprime, geme e se rompe”


Carta entre Piechkóv e Tchékhov


http://books.google.com/books?id=kkYMBYPB9h8C&pg=PA28&dq=Tch%C3%A9khov&hl=pt-BR&cd=1#v=onepage&q=cerrote&f=false

segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

Torturadores e Torturados

Li, nesse domingo, na Folha de São Paulo (http://www1.folha.uol.com.br/fsp/brasil/fc1001201006.htm), a tentativa brasileira de equiparar torturadores e torturados: armados, sendo os primeiros com a permissão institucional do Estado e os demais reativos à dissolução de direitos civis e políticos. À pretexto da necessária investigação dos crimes humanitários perpetrados pelos primeiros, exige-se, agora, a "punição" (veja só!), a investigação dos então guerrilheiros e presos políticos que enfrentaram os anos de chumbo com todos os possíveis meios disponíveis. Os crimes destes últimos pelos quais seriam hipoteticamente responsabilizados: não se calar ante a completa barbárie!

sexta-feira, 8 de janeiro de 2010

O Humanista

"O humanista sente-se humilhado pela humilhação do outro, excluído pela exclusão do outro, e sente sua liberdade privada pela privação da liberdade do outro. Esta lei está destinada a reparar as décadas de injustiças sofridas pelos homossexuais"

José Sócrates, Primeiro-Ministro Português, 8 de janeiro de 2010

http://www1.folha.uol.com.br/folha/mundo/ult94u676394.shtml